Por que o carro no Brasil é tão caro?
fevereiro 22, 2011
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Thiago
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Por que o carro no Brasil é tão caro?
Saiba que a culpa também é sua
Altas margens de lucro, impostos e custos de produção mandam preços para as alturas
Lucas Bessel, do R7
O carro que o brasileiro compra é de 30% a 80% mais caro que o veículo vendido para consumidores que vivem em países como Estados Unidos, Argentina ou México. E, embora as montadoras responsabilizem exclusivamente os altos impostos e os elevados custos de produção pelos preços, o real motivo não é assim tão simples.
Especialistas ouvidos pelo R7 dizem que o mercado brasileiro ainda é pouco desenvolvido e pouco educado. O consumidor aceita pagar altos valores por veículos geralmente defasados e mal equipados porque, na maioria das vezes, dá atenção apenas ao valor da parcela do financiamento, ignorando o valor total, os juros e os longos prazos.
A consequência disso é que, de acordo com estudo do banco britânico Morgan Stanley feito em 2009, a margem de lucro de algumas montadoras é três vezes maior no Brasil do que em mercados similares.
A culpa pelos altos preços, portanto, também é sua, minha e do nosso vizinho. Embora os fabricantes brasileiros não divulguem suas margens de lucro e não façam comentários sobre o assunto, é possível ver a questão pelo contexto mundial.
O analista alemão Stephan Keese, especialista em mercado automotivo da consultoria Roland Berger, diz que o Brasil ajudou a "salvar" os resultados globais de montadoras que não foram tão bem assim em outros países.
- Basicamente, todo o dinheiro que a Fiat ganhou no ano passado foi por causa da operação no Brasil. As montadoras ganham um bom dinheiro no país.
A mesma lógica vale para fabricantes como a General Motors, cuja matriz americana precisou ser resgatada pelo governo para não quebrar completamente durante a crise financeira iniciada em 2008.
As vendas em países emergentes, onde carros de projetos antigos, que já "se pagaram", ainda são aceitos pelos consumidores, ajudaram a tirar os fabricantes do buraco.
Para Mauro Zilbovicius, professor do Departamento de Engenharia de Produção da Poli-USP e coordenador do laboratório de estudos da mobilidade, o mercado é, em grande parte, responsável pelo preço.
- No Brasil, estamos acostumados a associar preço a custo, e não se trata disso. Preço é uma questão de mercado. Se o produto vende, é porque tem alguém que está disposto a comprar. Aqui, [o carro] é mais caro porque tem gente disposta a pagar. E o preço mais alto aqui pode compensar uma margem menor [das montadoras] no exterior.
Brasil x México x Argentina
O mercado nacional de automóveis é o quarto maior do mundo, atrás de China, Estados Unidos e Japão. Em 2010, mais de 3,3 milhões de carros e veículos comerciais leves foram vendidos, número 10,5% superior na comparação com 2009. O Brasil também exporta para países como México e, com base nos preços praticados lá, podemos ter uma ideia melhor de como são altos os valores por aqui.
Exemplo 1: o Honda City fabricado no Brasil e exportado para o México custa, por lá, o equivalente a R$ 29.379. Ainda que aplicássemos sobre o preço final a carga tributária máxima para veículos vendidos aqui (36,4% - que, na realidade, vale para veículos de cilindrada maior), o valor por lá ficaria em R$ 40 mil - são R$ 15 mil a menos do que o preço do City de entrada no Brasil.
Exemplo 2: o Volkswagen Gol 1.6 feito em São Bernardo do Campo (SP) custa R$ 17.863 para os mexicanos. Mais uma vez, se aplicássemos a carga tributária máxima para veículos vendidos aqui, o valor por lá ficaria em R$ 24.365. São praticamente R$ 9 mil a menos do que o preço brasileiro.
No caso de veículos importados da Argentina - como Ford Focus e Chevrolet Agile (veja tabela abaixo) - os valores praticados aqui também são consideravelmente mais altos, sem mencionar o fato de que muitos desses veículos são vendidos lá fora com mais equipamentos em sua versão básica do que aqui no Brasil.
Produção e impostos contribuem para o preço
Então toda a culpa pelos preços altos é das montadoras, que têm margens maiores, e dos consumidores, que aceitam pagar qualquer valor por um carro? Não exatamente. Embora os fabricantes tentem "fugir da responsabilidade", o argumento de que os custos de produção e logística no Brasil são maiores é válido.
Para o consultor Keese, esse é um dos fatores que prejudicam a competitividade do Brasil.
- Além dos custos de materiais, o custo humano [salários, benefícios e outros encargos trabalhistas] é relativamente alto no Brasil, se considerarmos o nível de qualificação da mão de obra.
O presidente da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), Cledorvino Belini, afirma que a entidade prepara um amplo estudo, feito por uma consultoria internacional, que vai avaliar a competitividade do Brasil em toda a cadeia produtiva - para identificar onde o país pode aplicar medidas que desonerem a fabricação de veículos.
- Precisamos trabalhar para melhorar a competitividade no Brasil. Para se ter uma ideia, o aço que usamos aqui é até 40% mais caro do que em outros países.
Quanto aos impostos, na comparação com os mercados desenvolvidos, a tributação brasileira é consideravelmente mais alta. Nos EUA, as taxas representam 6,1% do preço final, cifra que sobe para 9% no Japão e 16% na Alemanha. Basta fazer as contas, no entanto, para notar que os impostos não são os únicos responsáveis pela diferença de preços.
Preços favorecem importação
Uma das consequências dos altos preços de carros no Brasil, aliados a taxas de câmbio favoráveis, é que o mercado fica extremamente favorável aos importados, como comprovam os números de vendas de janeiro.
No mês passado, os automóveis vindos de fora representaram 23,5% do total de vendas no país. Seis anos atrás, eles representavam apenas 5%.
De acordo com o professor Zilbovicius, diante de preços tão altos, as marcas de fora encontram um bom cenário para "comprar mercado", como é o caso das sul-coreanas Hyundai e Kia e, posteriormente, das chinesas que começam a pipocar por aqui.
- São montadoras com boa escala de produção lá fora e que chegam aqui para comprar mercado. Em vez de montar uma fábrica no Brasil, eles preferem investir em mídia e preço menor. Primeiro, abrem mão de margem de lucro para depois, no futuro, investir em fábrica.
Como os números mostram, a tática tem funcionado. O consumidor vê as vantagens de comprar um veículo que, mesmo pagando os tributos "normais" e as taxas de importação, chega aqui a preços competitivos na comparação com as outras opções disponíveis nas concessionárias.
Carros: Brasil x México x Argentina
Honda City
Brazil R$ 55.240
México R$ 29.379 (212 mil pesos mexicanos)
VW Gol 1.6
Brazil R$ 33.230
México R$ 17.863 (128,9 mil pesos mexicanos)
Ford Focus Hatch 1.6
Brazil R$ 53.710
Argentina R$ 34.906 (83,9 mil pesos argentinos)
Chevrolet Agile
Brazil R$ 36.116
Argentina R$ 24.101 (57,9 mil pesos argentinos)
fonte portal R7
Brasileiro tem que parar de comprar carros 0 km, talvez aí algo melhore.
Impressionante que ninguem nem se quer comente um artigo como esses!!!
Brasileiro é bobo por natureza!
Por causa disso que eu vou comprar um fusca...
e viva nosso maravilhoso brasil, "pior não fica"
vamos comprar carros esses carros em outro paises melhor que ajudar um governo que só quer fuder a gente
salario de r$: 545,00 vamos comprar um carro zero
hahaha
Como brasileiro é um povo burro mesmo !
Por essas e outras que tenho vergonha de ser brasileiro. .
Brasil um país para tolos!!!!
E como vcs acham que devemos fazer para que os preços reduzam??
Claro que o blog nao deve querer influenciar, mas pelo que entendi, as altas margens de lucros são aplicadas devido ao mercado não fazer a parte dele que é pesquisar os melhores preços.
Porém, para qual marca devemos correr para comprar?? os carros chineses??? pois que eu saiba todos aplicam altissimas margens!?!?
pesquisar carros com preço alto porem com mais opcionais??
É
PEGA NO MEU E BALANÇA
Carro? Brasil é o único país que o SM é R$545,00 e paga-se R$500,00 de aluguel..
Vou comprar um carro no méxico e pagar as taxas para nacionaliza-lo fica mais em conta :D
As vezes Não tenho tanto orgulho de ser brasileiro !
por causa de lesados como a maioria do brasil, q é acomodado. tudo esta bom numca precisa mudar.
So dar uma "bolsa eu so otario" e fica tudo numa boa ¬¬
Brasileiro não sabe protestar por direitos.
Carlho afinal nos somos o povo. a maioria, sem nós não existe constituição, não existe poha nenhuma.
Má por outro lado a maioria é sempre as mais burras !
Até os egípcios são superiores aos brasileiros -'
axo q disse tudo !
Gente, isso é revoltante! Imagino as reuinões dos altos executivos da grandes montadoras rindo de nós brasileiro, otários!
Um grande exemplo também é sobre bicicletas, sei q está fugindo ao assunto mas estamos comparando preços; Um bicicleta "top" no Brasil, custa em torno de 10.000 reais, pesquisando na internet, esta mesma bicicleta na Europa custa módicos 1.000 euros!!!
Enfim, é um absurdo, tudo nesse país é mais caro!!!
Brasil: Um país de otários!
O que no Brasil não é caro??
É vergonhoso ter que trabalhar no minimo 4 anos para ter que comprar o seu primeiro veiculo e por sinal um que se enquadre nas categorias dos populares (não desmerecendo)e ainda dentro destes 4 anos temos que economizar 90% do salário para alcançarmos estes feitos. Em tese 80% de nossas vidas trabalhamos e os outros 20% pagamos as dividas que assumimos!
Bom solução ao certo disso não sei, mas o que é fato é que muito nego não tem condições e compra carro zero financiado, paga juros altos em 60 vezes e tudo isso só pra ter um carro zero. Eu acho que as pessoas deviam pesquisar mais e comprar algo compatível com seu orçamento.
BRASILEIRO É Q NEM GALINHA, TOMA NO CÚ E SAI CANTANDO...
ESSA FRASE DEFINE MUITO BEM O ESPIRITO DO POVO BRASILEIRO:
BRASILEIRO É Q NEM GALINHA, TOMA NO CÚ E SAI CANTANDO...
é bem complexo, o maior problema com o consumidor eh a falta de opçaõ, se colocar uma fabrica aqui que tenha preços mais em conta, o brasileiro nao ia ser burro de comprar algo mais caro, que de mais lucratividade para o fabricante!
Na verdade eh a monopolizacao do mercado que esta afetando o preço, esse cartel mascarado de
Fiat ( slogan sempre inovando)
Volks ( tradição e robustes)
Chevrolet ( conforto e confiabilidade)
Ford ( tradição)
mas no final das contas as principais nao sao concorrentes, sao tudo farinha dos mesmos saco, tomam cafe da manha juntas e vao dormir juntas tambem!
Então não está na hora de lançar a campanha "Um mês sem comprar carro zero". Só um mês não vai matar ninguém, mas vai mexer com o mercado. Mostraremos que não suportamos mais essa situação. Vamos nessa!!!
Eu acho a idéia legal, o duro é a massa aderir
Concordo. Além do que, não creio que um veículo 0 Km tenha um bom custo-benefício. Os carros 0 km a partir do momento que vc retira da loja, ja se desvaloriza 30%. Além do que esses veículos não são totalmente "0 KM", esses carros passaram por pilotos de testes e por diferentes terrenos. Uma coisa boa que o 0 Km te proporciona é o cheirinho de novo ! rsrs. Mas topa pagar 30% do valor do mesmo, só por esse cheirinho ? rs.
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dificil mesmo sao os burgueses que limpam a bunda com dinheiro...esses nao estao nem ae se o carro eh caro ou nao...ja morei no Japao e la tbm os carros sao mto baratos...e completos...aqui so tem carroca...