1º Track Day

fevereiro 20, 2013 By Thiago
Marcadores:

Eu com minha vontade insaciável de correr vou poder finalmente matar essa vontade, vou participar pela primeira vez de um track day, vai ser nada menos que Interlagos *-* não poderia começar melhor. Inscrição já está feita agora tenho que correr atrás das coisas e do $$ pra conseguir chegar com o Kadett o mas preparado pro track day, primeiro passo agora vai ser correr atrás de um capacete pra mim. O track day é só dia 17 de março, vai ser organizado pela FASP, mas eu vou mantendo atualizações aqui nesse post, até breve.

Pra quem quer saber um pouco mais sobre track day.


Update 23/02/2013:
Para participar dos track days é obrigatório uso de capacete, então tive que comprar um. As condições financeiras estão ruins então acabei pegando um barato, até mesmo porque não sei se vou usar muito ele, não sei se vou ir para mais track days alem deste. O modelo do capacete é o EBF Thunder Open, não sei se sou eu que não estou acostumado com capacetes, mas parece muito grande e um pouco pesado, espero não ter feito a escolha errada.



Update 02/03/2013:
Faltando 15 dias pro track day, hoje eu fui correr atrás de fazer minha suspensão traseira que estava muito ruim, coloquei amortecedores novos e molas esportivas, mas a altura das molas não me agradou e vai ser feito sobe medida pra mim. Tentei trocar o capacete mas não consegui, acho que vou ficar com esse mesmo.

Update 13/03/2013
Consegui um patrocinador :) Naldo Pneus, uma empresa que é bem interessante pro pessoal do Track Day, em breve faço um  post com maiores informações do patrocinador.

Update 16/03/2013
Hoje fui trocar minhas molas esportivas, fui colocar outras para ficar um pouco mais baixo, pouca coisa, 4,5cm no máximo. Aconteceu que colocam mola traseira que fixou mas baixo do que eu esperava, mas o pior mesmo foi que a frente não baixou nada, o carro ta empinado :( isso me desanimou um pouco, mas agora não tem muito que fazer, vamos nessa.

17/03

É pessoal a chuva tirou um pouco da diversão, levei os slicks mas não deu pra usa-los em momento algum, choveu o dia inteiro a pista estava bem escorregadia, e os meus pneus de rua não estavam calibrado corretamente pra andar na pista :(. Cheguei em Interlagos e já começou bem ruim o dia, desorganização por falta dos organizadores do evento, me mandaram ir pra um box, o mesmo ja estava lotado por carros de competição, depois em mandaram pra outro box que também tava cheio, ficaram me jogando pra um lado de outro, depois me colocaram em um box, ja tinha tirado os slicks do porta mala e ai o pessoal do marcas e pilotos chegaram no box e tive que pegar os slicks guarda de novo e ir pra outro box.
Depois de encontrado um box ae carro descarregado, ae ia começar a brincadeira, como é o primeiro track day, tenho que ir acompanhado de um piloto profissional para as primeiras voltas, deixei ele ir pilotando as primeiras voltas para eu ver o traçado ponto de freada mais ou menos. Ele já me adiantou que a pista estava bem escorregadia e tinha que ser feito um traçado diferente do de pista seca, um traçado por fora. Logo na primeira curva quando ele freio os pneus já travaram e ele em ensinou o que fazer quando aquilo acontecesse, depois de duas voltas de ele guiando e me dando dicas chegou minha hora de acelerar o kadett nº 11. Minhas primeiras voltas na direção foi com o piloto no carona pra ver como eu estava, ele disse que eu já tinha pego o traçado, então foi hora de andar sozinho. Primeira curva já travei os pneus e consegui controlar bem o carro nessa situação, então segui na empolgação e continuei pisando, fazendo traçado pro fora e olhando sempre o retrovisor para dar passagem para os foguetes. Meu escapamento estourou por dentro e começou a fazer um barulho estranho e eu não sabia o que era, fiquei desconfiado entre escapamento e pneus raspando na lataria, já que meu carro é um pouco rebaixado. Depois que voltei dos boxes vim no ritmo mais tranquilo, andando com esse barulho estranho e com pista molhada fiquei mas cauteloso, andei bastante voltas nesse ritmo.
Fui olhar meu tempo e vi la em ultimo óbvio, além de ser novato meu carro era o mais fraco dos que estavam andando, tempo de 3:02 e alguns milésimos., resolvi então tentar sair da faixa dos 3 segundos. Fui pra pistar pra andar mais forte, comecei a fazer um traçado mais agressivo e após umas 3 voltas, no S eu quase fui parar no guard rail, então resolvi tirar o pé novamente, já que esse é meu único carro e uso ele todos os dias, entrei nos boxes novamente e vi meu tempo, baixei para 2:57 e alguns milésimos :), 3 segundos atrás de uma BMW 325i .  Depois disso mais algumas voltas sem abusar muito, tranquilo e ficou por isso mesmo.
É meio complicado andar com seu carro que usa no dia a dia em um track day pois vc vai etr sempre um medinho de dar alguma merda com ele, ir parar em algum muro, ainda mais em situação de chuva como ocorreu. Mas é bem bacana poder correr com seu carro em uma pista de corrida, sem duvida nenhuma, pra quem curte automobilismo vale a pena experimentar, recomendo a todos que junte uma graninha para poder se inscrever em um track day  Infelizmente não tem nenhuma fotinha do meu carro por enquanto, mas se aparecer alguma eu posto aqui. Quero agradecer a todos que me ajudaram, e agradecer ao Naldo Pneus também pelo patrocínio.
Quem estiver atrás de pneus slicks basta acessar aqui.

Lendo comentários de algumas pessoas que participaram do track day pude ver que não era só eu que estava tendo dificuldade com a pista, estava realmente muito escorregadia, tirou um pouco da graça da brincadeira, mas mesmo assim foi legal.

Fotos:



Comments (0)

Novo Comentário